data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
As cinco novas capelas mortuárias que estão em construção no Cemitério Ecumênico Municipal, no Bairro Patronato, devem ser entregues em agosto, segundo a prefeitura. A operação deve iniciar no mesmo mês. O investimento de R$ 1 milhão é do Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo (HCAA). Com isso, quando começarem a operar, as capelas que ficam localizadas junto ao hospital, na Rua Floriano Peixoto, no Centro, serão desativadas.
A transferência deve resolver problemas no trânsito na região, além de possibilitar que o hospital expanda suas atividades.
A partir de sábado, comércio funciona em horário diferente em Santa Maria
- É uma solução definitiva para um problema histórico que havia: as capelas que tínhamos já não contemplavam mais a necessidade do município. Damos, agora, mais dignidade para as pessoas ao oferecer uma estrutura melhor - afirma o chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez.
Além das capelas, serão executadas obras de acesso à área, na Avenida Liberdade e na Rua Samuel Kruschim. O espaço vai contar com um estacionamento com 34 vagas de veículos, calçamento, cercamento e iluminação.
Hospital Regional de Santa Maria terá mais 10 respiradores
Para isso, a BK Construtura vai investir R$ 550 mil. O dinheiro é uma contrapartida ao município, da mesma forma que são realizadas as obras do Calçadão, por exemplo. Na prática, o recurso não sai diretamente dos cofres públicos e a construtora deixa de dever o valor ao município.
A conclusão das capelas deve ser um chamariz para a iniciativa privada administrar o cemitério. Em ao menos três vezes a prefeitura realizou licitações para encontrar uma empresa interessada - todas sem sucesso.